Feijão Verde Assado com Chalotas Caramelizadas

Temperados simplesmente com azeite e sal, estes feijões verdes torrados saem do forno em apenas cerca de 20 minutos, com textura crocante e macia com bordas empoladas. Aqui eles são cobertos com chalotas caramelizadas, e a combinação doce-salgado é irresistível.

Meu filho mais novo se apaixonou pela ginástica. Com vários de seus treinos durante a semana indo até tarde da noite, nossa rotina pós-treino se tornou parar no Stewart’s para abastecer: para tomar milkshakes ou sorvetes ou, recentemente, para Funyuns.

Não tenho ideia de onde ela descobriu sobre eles, mas em uma parada no mês passado, ela puxou uma sacola da prateleira tão casualmente quanto eu tiro o leite do refrigerador e os jogou no caixa. No caminho para casa, ela insistiu que eu provasse alguns. Eles são tão bons , mãe , ela disse. Você tem que ter alguns.

Ela não estava errada. Eles são viciantes e deliciosos, e enquanto ela continuava a me entregar punhados de Funyuns, não pude deixar de desejar que a tradição de nossa família no Dia de Ação de Graças incluísse algum tipo de caçarola de feijão verde coberta com cebolas fritas crocantes ou, melhor: Funyuns!

Não se preocupe. Este não é um post sobre DIY Funyuns ou caçarola de feijão verde elevada. Nunca experimentei uma caçarola de feijão verde autêntica, então não saberia por onde começar.

Mas eu adoro feijão verde. E adoro a ideia do feijão verde na mesa do Dia de Ação de Graças. E adoro a ideia de aqueles feijões verdes serem cobertos com cebolas fritas crocantes.

A receita abaixo é o resultado de vários esforços para criar uma caçarola de feijão verde coberta com cebolas fritas crocantes, sem precisar fritar as cebolas. Spoiler: não funcionou. Não consegui deixar as cebolas (ou chalotas) bem crocantes sem usar uma boa quantidade de óleo quente, e simplesmente não adoro esse processo.

Mas o que não me importo de fazer, especialmente em nome de um acompanhamento festivo, é cozinhar lentamente as chalotas no fogão até que adquiram um tom âmbar profundo, tenham uma textura macia e tenham um sabor tão doce quanto um doce. Essas chalotas caramelizadas combinam muito bem com feijão verde torrado, que sai do forno em apenas cerca de 20 minutos, com textura crocante e macia com bordas empoladas.

Acho essa combinação doce-salgado irresistível e, embora eu tivesse poucas expectativas de que meus filhos gostassem dela, dois deles gostaram, principalmente meu filho. Na primeira vez que os servi, ele deu uma mordida e depois, comentando sobre a doçura, colocou outra porção generosa em seu prato.

Amigos, esses feijões mantêm-se bem em temperatura ambiente e farão sua estreia na mesa de feriado da minha família neste Dia de Ação de Graças, que de alguma forma é daqui a menos de duas semanas. Adicionei algumas notas na caixa de receitas abaixo, caso você deseje adicioná-las ao seu menu. Espero que todos os seus planos de férias estejam indo bem!

PS: mais de 25 acompanhamentos de Ação de Graças

Feijão Verde Assado com Chalotas Caramelizadas, Passo a Passo

Primeiro, junte algumas chalotas.

Uma tigela de chalotas.

Descasque-os.

Chalotas descascadas em uma tábua.

Em seguida, corte-os em fatias finas: você, claro, pode usar uma faca, mas se se sentir confortável em usar uma mandolina , agora é a hora de retirá-la.

Cebolinha fatiada em uma tábua.

Você precisa de aproximadamente duas xícaras de chalotas fatiadas:

Cebolinha fatiada em medida de 2 xícaras.

Adicione as chalotas a uma frigideira com um pouco de azeite:

Chalotas em uma frigideira de ferro fundido no fogão.

Você pode ligar a frigideira em fogo alto, mas assim que as chalotas começarem a chiar, abaixe o fogo.

Chalotas em uma frigideira de ferro fundido no fogão.

Este é um exercício de paciência: à medida que as chalotas começam a dourar lentamente, mexa de vez em quando:

Chalotas fervendo em uma frigideira de ferro fundido no fogão.

Eles estão chegando lá…

Chalotas começando a caramelizar em uma frigideira.

… ali estão eles! Quando as chalotas ficarem com um tom âmbar profundo, elas estarão prontas.

Cebolas fritas crocantes em uma frigideira.

Transfira-os para uma toalha de papel ou prato forrado com toalha. Tempere com sal marinho em flocos.

Um prato forrado com uma toalha de pano e por cima chalotas fritas e crocantes.

Você pode fazer as chalotas com dias de antecedência. Armazene-os em temperatura ambiente em um recipiente hermético por 3 a 5 dias.

Um pote cheio de chalotas fritas crocantes.

Enquanto as chalotas caramelizam no fogão, vamos ao feijão verde: tenho comprado esses feijões verdes franceses da Whole Foods, que convenientemente já vêm aparados e que são muito saborosos também. É claro que o feijão verde normal funcionará em seu lugar.

Sacos de feijão verde francês (haricot verts).

São um quilo de feijão – diminua ou aumente conforme necessário. Misture com azeite extra-virgem e sal.

Uma assadeira cheia de feijão verde temperado com azeite e sal kosher.

Transfira para um forno a 450ºF por 15 a 25 minutos, dependendo de quantos quilos de feijão verde você está cozinhando.

Feijão verde torrado em uma assadeira.

Fora do forno, misture o feijão verde com vinagre. Prove e ajuste com sal a gosto.

Feijão verde torrado em uma frigideira temperada com vinagre.

Transfira o feijão para uma travessa.

Uma travessa de feijão verde torrado.

Cubra com aquelas chalotas irresistivelmente doces.

Uma travessa de feijão verde torrado com chalotas fritas crocantes.

Imprimir

ícone de relógioícone de talheresícone de bandeiraícone de pastaícone do instagramícone do pinterícone do facebookícone de impressãoícone de quadradosícone de coraçãoícone sólido de coração

Descrição

Notas:

  • Feijão verde: Tenho comprado o feijão verde francês (haricot verts) da Whole Foods, que é muito saboroso e que convenientemente já vem aparado. Se você estiver usando feijão verde normal, corte o caule áspero (onde o feijão se prenderia à videira) em vez da ponta pontiaguda. 
  • Momento: Se você pretende servi-los na mesa festiva, aqui vão algumas idéias: as chalotas podem ser preparadas com 2 a 3 dias de antecedência e armazenadas em um recipiente hermético em temperatura ambiente. O feijão, porém, deve ser torrado no dia de servir. Tentei reaquecer feijão refrigerado do dia anterior e eles deixaram muito a desejar. No entanto, fiz isso várias vezes no início do dia e servi em temperatura ambiente e estavam deliciosos. Se você tiver tempo ou espaço no forno para assar o feijão depois que o peru sair do forno ou em um segundo forno mais próximo da hora de servir, isso é o ideal, caso contrário, acho que você definitivamente poderia assá-lo antes do peru entrar no forno, transfira coloque-os em uma travessa, cubra com as chalotas caramelizadas e mantenha-os em temperatura ambiente antes de o peru entrar no forno. 

  • 5 a 7 chalotas (o suficiente para render 2 xícaras fatiadas)
  • 1/4 xícara + 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem 
  • 2 libras de feijão verde, aparado, veja as notas acima
  • sal kosher, eu uso a marca Diamond Crystal (veja as instruções abaixo se estiver usando Morton ou sal marinho fino)
  • 2 a 3 colheres de chá de vinagre balsâmico branco ou qualquer vinagre de sua preferência
  • sal marinho em flocos

  1. Aqueça o forno a 450ºF (assar por convecção, se possível). 
  2. Corte as chalotas em fatias finas. Adoro usar minha mandolina para isso, mas uma faca também funciona bem. Você precisa de aproximadamente 2 xícaras. 
  3. Coloque 1/4 xícara de azeite e as chalotas em uma frigideira (estou usando uma frigideira de ferro fundido de 23 cm) e leve ao fogo alto. Assim que o azeite e as chalotas começarem a chiar, mexa as chalotas e abaixe o fogo. Forre um prato com papel toalha ou pano de prato. Cozinhe as chalotas por 25 a 30 minutos ou mais, mexendo ocasionalmente até que adquiram uma tonalidade âmbar profunda – seja paciente aqui. As chalotas vão amolecer primeiro e depois começarão a caramelizar lentamente. Se você aumentar o fogo, eles queimarão rapidamente. Baixo e lento é o nome do jogo aqui. Dito isto, você pode aumentar o fogo aqui e ali se desejar, mas se quiser, mexa continuamente. Assim que você se afastar da frigideira, abaixe o fogo. Assim que as chalotas estiverem caramelizadas e começando a ficar crocantes, use uma escumadeira ou espátula para transferi-las para o prato preparado. Tempere com uma generosa dose de sal marinho em flocos. Quando estiverem completamente frios, você pode transferi-los para um recipiente de armazenamento. Armazenar em temperatura ambiente por 2 a 3 dias. 
  4. Enquanto isso, coloque o feijão verde em uma assadeira com borda (pelo menos 13 x 18 polegadas). Misture com as 2 colheres de sopa restantes de azeite e 1,5 a 2 colheres de chá de sal kosher. Se você é sensível ao sal, use 1,5 colher de chá para começar. Não acho que 2 colheres de chá de sal sejam muito salgadas aqui e, na verdade, termino o feijão verde com mais sal marinho em flocos a gosto (mas, como muitos de vocês sabem, adoro sal). Se estiver usando sal Morton Kosher, você vai querer usar a metade: comece com 3/4 colher de chá e tempere com mais a gosto depois que os grãos estiverem torrados. E o mesmo vale para o sal marinho fino: use 3/4 colher de chá para começar. 
  5. Espalhe o feijão em uma camada uniforme e leve a assadeira ao forno por 15 minutos (ou 10 minutos se usar apenas 1 quilo de feijão). Retire a panela, mexa o feijão e volte ao forno por mais 5 a 10 minutos ou até que algumas verduras estejam carbonizadas nas bordas e todas as verduras estejam crocantes e macias. 
  6. Retire a panela do forno e misture com 2 a 3 colheres de chá de vinagre (eu uso 3 colheres de chá). Gosto. Adicione sal marinho em flocos ou mais sal kosher a gosto. Misture, experimente e ajuste com mais sal e vinagre a gosto. 
  7. Transfira o feijão para uma travessa e cubra com as chalotas caramelizadas. Sirva imediatamente ou em temperatura ambiente. Acho-os deliciosos à temperatura ambiente ou mesmo além da temperatura ambiente (como no frio, muitas horas depois, mas não no frio refrigerado). 
  • Tempo de preparação: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Categoria: Acompanhamento
  • Método: Fogão, Forno
  • Cozinha: Americana

Palavras-chave: feijão verde, azeite, sal, cebolinha, vinagre

Sobre o Autor

Patricia Barreto
Patricia Barreto

Bem-vindo à minha página dedicada à paixão pela culinária! Aqui, Patrícia Barreto irei compartilhar minhas melhores receitas, dicas gastronômicas e insights sobre o mundo encantador da cozinha. Se você é um entusiasta da boa comida e adora experimentar novos sabores, está no lugar certo! Quem Sou Eu? Sou Patrícia Barreto, uma entusiasta culinária apaixonada por transformar ingredientes simples em experiências gastronômicas extraordinárias. Minha jornada na cozinha é alimentada pela criatividade e pela busca incessante por sabores autênticos. Aqui, compartilho não apenas receitas, mas também histórias por trás de cada prato, tornando a culinária uma experiência completa.Ler Mais Sobre Patricia Barreto

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Fricassé de Frango

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

Diyarbakır Web Tasarım Diyarbakır İlaçlama Diyarbakır masaj Bilgi Sitesi Çocuk Hikayeleri xxx video