Abóbora Assada e Sopa de Alho

O clima desta semana pedia sopa. Querendo algo novo, procurei A New Way to Cook, de Sally Schneider , e encontrei uma receita de sopa de abóbora assada e alho descrita como “totalmente simples” e “excepcionalmente cremosa”, o que parecia perfeito.

A receita pedia assar abóboras açucaradas ou qualquer abóbora e uma cabeça de alho juntas e, em seguida, fazer um purê da polpa das duas junto com o caldo.

Parecia simples demais para ser bom, mas Sally nunca me enganou, então fiz e fiquei surpreso com o sabor. Depois de fazer um purê na sopa, Sally sugere adicionar algumas colheres de sopa de creme de leite ou crème fraîche, o que eu fiz, mas não teria perdido esse enriquecimento final se não tivesse feito isso.

O que estava acontecendo aqui? Por que foi tão bom? Por duas razões, eu acho. Tempo, por exemplo: durante os 40 a 60 minutos no forno, os sabores tanto da abóbora quanto do alho se intensificam. À medida que assam, eles adoçam e amolecem, emergindo macios e com bordas caramelizadas.

E segundo, o estoque. Sally sugere usar caldo de galinha, mas eu usei caldo de vegetais, que, se você nunca fez, não posso recomendar o suficiente: não leva muito tempo para preparar, ferve por apenas 45 minutos e tem um sabor complexo e rico quando finalizado. Fiz o caldo enquanto a abóbora e o alho assavam.

Ao serem batidos, os vegetais assados ​​se transformam no purê mais sedoso, não precisando de nada mais do que uma pitada de sal, algumas rodelas de pimenta e, claro, um pão para molhar.

Como fazer sopa de abóbora assada e alho, passo a passo

Reúna os ingredientes: alho e abóbora.

Uma cabeça de alho, uma abóbora inteira e uma faca em uma tábua de cortar.

Para preparar a abóbora, corte-a ao meio e retire as sementes. Para preparar o alho, corte a cabeça ao meio transversalmente (através do equador).

Uma abóbora cortada ao meio em uma tábua, ao lado de uma cabeça de alho cortada ao meio.

Esfregue a abóbora com um fio de azeite. Para o alho, regue uma pequena quantidade de óleo na assadeira e esfregue nela a cabeça do alho cortada ao meio, com o lado cortado voltado para baixo. Você só precisa de uma cabeça de alho para esta receita, mas recomendo assar mais para ter à mão aqueles dentes macios e amanteigados para espalhar sobre fatias de pão torradas com azeite.

Uma abóbora cortada ao meio e algumas cabeças de alho cortadas ao meio em uma assadeira.

Asse por 1 hora, verificando após 40 minutos – você vai querer remover o alho na marca dos 40 minutos se estiver caramelizado e delicioso.

Abóbora assada e alho em uma assadeira.

A abóbora, na extremidade sólida (não na extremidade oca), deve estar bem macia.

Uma assadeira com abóbora assada e alho assado.

O alho deve ser caramelizado nas bordas e macio como uma faca… alguns deles estão exagerados.

Alho assado em uma assadeira.

Você também precisa de estoque. Este caldo de legumes vai se materializar na hora em que a abóbora e o alho forem assados ​​​​no forno e, se ainda não o fez, ficará encantado com o sabor. Promessa.

Roasted Butternut Squash and Garlic Soup

Após 45 minutos de fervura, escorra o caldo…

Legumes escorridos em uma peneira sobre uma tigela contendo caldo de legumes.

… e transfira-o para recipientes de armazenamento. (Eu adoro esses recipientes de delicatessen). Você terá dois litros de estoque.

Dois litros de caldo de legumes caseiro sobre uma mesa.

Retire a polpa da abóbora e os dentes de 1 cabeça de alho e coloque-os numa panela. Adicione 1 litro de caldo.

Uma panela de sopa cheia de caldo de legumes, abóbora assada e alho assado.

Leve para ferver, o purê até ficar homogêneo.

Uma panela de abóbora assada com purê pronto e sopa de alho.

Neste ponto, experimente o sal e a pimenta. Eu adiciono consistentemente 1 a 1,5 colheres de chá de sal kosher Diamond Crystal, mas, é claro, você deve adicionar sal a gosto. Fico surpreso com o quão saboroso está neste momento, mas mesmo assim adiciono as 3 colheres de sopa recomendadas de creme de leite ou crème fraîche.

Um pote de purê de sopa de abóbora assada mais 3 colheres de sopa de creme fraiche.

Bata ou mexa para incorporar, experimente e ajuste conforme necessário com mais sal e pimenta a gosto.

Uma panela de sopa cheia de sopa de abóbora assada e temperada com pimenta.

Sirva como quiser…

Uma panela de abóbora assada e sopa de alho.

Se você estiver com vontade, pode cobrir a sopa com folhas de sálvia frisadas e pão torrado com azeite…

Uma tigela de sopa de abóbora assada coberta com croutons e sálvia frita.

… mas, falando sério: algum tipo de pão é tudo que você precisa. Pão camponês nunca é uma má ideia…

Uma tigela de abóbora assada e sopa de alho.

… nem os croutons torrados com azeite: para fazer estes, basta aquecer um pouco de azeite extra-virgem numa frigideira, adicionar cubos de pão rasgado, temperar com sal e cozinhar durante cerca de 2 minutos ou até os cubos ficarem dourados no arestas.

Uma tigela de sopa de abóbora assada coberta com croutons.

Descrição

Adaptado de Uma nova maneira de cozinhar, de Sally Schneider.

Notas:

Você precisa de 1 cabeça/bulbo inteiro de alho para esta receita – nem um único dente. 


  • 1 abóbora inteira, 2,25 a 2,75 libras
  • 1 cabeça/bulbo inteiro de alho, veja as notas acima
  • azeite extra-virgem
  • 1 litro de caldo de sua escolha, como vegetais ou frango
  • sal kosher
  • 3 colheres de sopa de crème fraîche ou creme de leite, opcional
  • Pimenta fresca moída a gosto
  • pão para servir, como pão camponês ou focaccia ou pãezinhos de tomilho sem amassar

  1. Pré-aqueça o forno a 350ºF. Forre uma assadeira com papel manteiga (para facilitar a limpeza).
  2. Corte a abóbora ao meio: corte a parte inferior da extremidade bulbosa, coloque a abóbora em pé e, em seguida, corte cuidadosamente no centro. Use uma colher para retirar as sementes e descarte. Esfregue as metades com um fio de azeite e coloque-as com a metade voltada para baixo na assadeira preparada. Corte a cabeça do alho ao meio, passando pelo equador. Passe um pouco de azeite na assadeira e coloque o alho, com o lado cortado voltado para baixo, no azeite. Transfira para o forno.
  3. Após 40 minutos, verifique o alho. Se estiver macia e caramelizada na superfície, retire, caso contrário, deixe continuar assando com a abóbora até ficar pronta. Cozinhe a abóbora por cerca de 1 hora ou até a faca ficar macia na ponta sólida. 
  4. Deixe a abóbora e o alho esfriarem por 20 minutos ou até esfriarem ao toque. Coloque a polpa da abóbora em uma panela. Esprema também os dentes de alho torrados na panela. Adicione o litro de caldo. Leve para ferver.
  5. Use um liquidificador de imersão para fazer um purê – alternativamente, transfira a mistura para um liquidificador ou processador de alimentos e bata até ficar homogêneo. Se você transferiu a mistura para fazer um purê, coloque-a de volta na panela e leve para ferver. Gosto. Ajuste a gosto com sal e pimenta a gosto. Eu adiciono consistentemente 1 a 1,5 colheres de chá de sal kosher Diamond Crystal. 
  6. Se desejar, adicione o creme de leite ou o crème fraîche e bata para incorporar. Dependendo do tamanho da abóbora, pode ser necessário adicionar mais caldo para diluí-la e obter a consistência certa. 
  7. Distribua em tigelas e sirva com pão como acompanhamento. 
  8. Guarde a sopa na geladeira por até uma semana ou congele por até 3 meses. Ao reaquecer a sopa do dia ou do dia anterior, pode ser necessário adicionar água ou mais caldo para diluir – ela engrossa à medida que assenta. 
  • Tempo de preparação: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 1 hora
  • Categoria: Sopa
  • Método: forno, fogão
  • Cozinha: Americana

Palavras-chave: abóbora, alho, assado, caldo de legumes, sal, pimenta

Sobre o Autor

Patricia Barreto
Patricia Barreto

Bem-vindo à minha página dedicada à paixão pela culinária! Aqui, Patrícia Barreto irei compartilhar minhas melhores receitas, dicas gastronômicas e insights sobre o mundo encantador da cozinha. Se você é um entusiasta da boa comida e adora experimentar novos sabores, está no lugar certo! Quem Sou Eu? Sou Patrícia Barreto, uma entusiasta culinária apaixonada por transformar ingredientes simples em experiências gastronômicas extraordinárias. Minha jornada na cozinha é alimentada pela criatividade e pela busca incessante por sabores autênticos. Aqui, compartilho não apenas receitas, mas também histórias por trás de cada prato, tornando a culinária uma experiência completa.Ler Mais Sobre Patricia Barreto

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Descubra mais sobre Fricassé de Frango

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

Diyarbakır Web Tasarım Diyarbakır İlaçlama Diyarbakır masaj Bilgi Sitesi Çocuk Hikayeleri xxx video